Poucas situações são tão frustrantes do que notar que o engajamento caiu nas suas redes sociais, não é mesmo? Muitas estratégias são pensadas, investimentos são feitos e, no fim, o seu público não interage com sua marca.
Contudo, não precisa se desesperar. Isso é muito comum no marketing e pode ser revertido, afinal, há motivos para ocorrer essa queda. O primeiro passo é descobri-los e neutralizá-los e o segundo, é conferir este artigo que preparamos para você aprender o que fazer quando perceber que os seus números não estão tão positivos. Confira!
Por que analisar o engajamento das redes sociais?
Imagine que você tenha um website com produtos expostos com muitas visitas todos os dias, mas sem vendas. Isso mostra que alguma coisa está errada, seja o preço do frete, a falta de confiança, entre outros fatores.
Seguindo esse pensamento, o engajamento é uma métrica que confirma se sua oferta está valiosa para os usuários. Um post nas redes sociais com design bonito e um bom conteúdo, mas com poucos comentários, salvamentos ou curtidas, pode significar que falta algo, como a relevância da informação para a audiência.
Quais fatores alteram o engajamento de uma rede social?
Há muitas mídias atualmente e todas elas possuem suas particularidades. Ou seja, em cada uma o engajamento pode ser monitorado de formas diferentes e conforme os seus objetivos. Contudo, no geral, alguns indicadores que mostram queda na interação são:
- Cliques;
- Curtidas;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Salvos;
- Menções;
- Mensagens diretas;
- Encaminhamentos etc.
Como calcular a taxa de engajamento nas redes sociais?
Para saber se tudo está ok nas suas páginas, existem vários métodos, mas vamos ensinar um que mostre a realidade do total de interações em comparação com seus seguidores e alcance. O cálculo é:
Interações (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance
Imagine um total de 214 reações em um post, com alcance de 9.218 pessoas, em um perfil que tem 2919 seguidores. A taxa real do engajamento é: 214 / 9218 = 0,0232 (x100) = 2,32%.
Agora, se você considerar apenas os seguidores, o seu engajamento aumenta – 214 / 2919 = 0,0733 (x100) = 7,33% –, mas ele não é real. Portanto, a primeira fórmula deve ser sempre considerada.
O que fazer caso o engajamento caia?
Notou alguma queda no seu engajamento? A boa notícia é que esse quadro é totalmente reversível, e qualquer negócio pode mudar esse cenário a partir de algumas práticas e estratégias. Confira algumas delas abaixo.
Conheça seu público-alvo
A primeira providência é conhecer bem o seu público-alvo. A qualidade do conteúdo pode ser excelente, mas será que ajuda quem deseja impactar? Criar personas pode ajudar a segmentar ainda mais seus materiais.
Use chamadas para ação
Estimule seus seguidores a engajar. O que você espera que eles façam? Curtam? Comentem? Compartilhem? Salvem? Direcione-os para eles saberem o que fazer após a leitura de uma publicação.
Crie bons títulos
Acertar no título é importante, pois eles funcionam como um cartão de visitas para que o indivíduo pare de rolar a tela e leia o seu conteúdo. Mostre exatamente o que ele vai ver e ganhar ao parar para ler.
Invista em um bom design
Além do título, um bom design chama e prende a atenção das pessoas. Pode ser esse o motivo para elas estarem passando reto pelo seu post sem ao menos se interessar em saber sobre do que se trata. Afinal, ninguém quer ver algo não agradável, principalmente em redes como o Instagram, que é bastante visual.
Quando perceber que o engajamento caiu nas suas redes sociais não se desespere. Existem muitos caminhos para reverter essa situação e garantir a aproximação com o seu público nos seus canais.
Que tal se aprofundar melhor no assunto? Confira o que são gatilhos mentais e como usá-los. Esse artigo ajudará a persuadir seus seguidores a interagir com seus posts.