Nesse post vamos falar sobre Retorno sobre Investimento (ROI), um termo bastante utilizado no mundo dos negócios. Saiba o que é, para que serve e como medi-lo.
No mundo dos negócios existem vários indicativos econômicos e o ROI (Retorno sobre Investimento) é considerado um dos mais importantes.
O ROI é um termo muito comum em análises de investimentos e é utilizado, sobretudo para com o objetivo de identificar retornos financeiros passados e em potencial.
A métrica do Retorno sobre Investimento demonstra, através de uma taxa de retorno, quanto um empresário ganhou ou perdeu em relação ao capital que foi investido.
O ROI também fornece uma análise detalhada sobre o que ocorreu e também disponibiliza uma expectativa sobre o futuro.
O Retorno sobre Investimento é um parâmetro que pode ser usado para fazer análise do retorno sobre qualquer investimento – Seja uma campanha de marketing digital, de publicidade, uma pesquisa tecnológica etc.
Ao avaliar a possibilidade de dar continuidade a um processo de investimento, os investidores costumam levam em consideração o ROI.
Isso acontece porque é fundamental que o investidor saiba quanto irá ganhar em rendimentos para a cobertura de todo o capital investido.
Analisando a importância do Retorno sobre Investimento de uma forma mais simples, podemos dizer que com o cálculo do mesmo é possível:
Fazer uma avaliação sobre como os investimentos e as iniciativas auxiliam na obtenção dos resultados.
- Fazer planejamento de metas e objetivos, baseado em resultados atingíveis.
- Realizar identificação do prazo de retorno do investimento e também sua curva de resposta específica.
- Tornar viável um processo mais prático de tomada de decisões, com fundamento em números.
- Promover um aumento substancial dos lucros e retornos.
Como calcular Retorno sobre Investimento (ROI)
Fazer o cálculo do Retorno sobre Investimento é muito simples. Inicie subtraindo os ganhos alcançados com o investimento pelo valor que foi investido.
Em seguida, divida o resultado dessa operação pelo mesmo valor do investimento.
Veja a seguinte fórmula:
ROI= (ganhos alcançados – investimento)/ investimento
Desse modo, caso uma aplicação renda um ganho de R$ 300.000 e o investimento inicial foi no valor de R$50.000, temos:
(300.000 – 50.000)/50.000= 5
Esse cálculo nos mostra que o Retorno sobre Investimento foi cinco vezes maior que o valor investido inicialmente.
Pelo fato de o ROI ser divulgado, geralmente, em forma de porcentagem, deve-se multiplicar o resultado por 100.
De acordo com o cálculo feito acima, o ROI seria de 500%.
É importante frisar que o valor aplicado inicialmente deve conter todo o capital que foi empregado no decorrer do processo, bem como todo o valor que foi recebido.
Se o intuito do cálculo do Retorno sobre Investimento é promover um resultado preciso, até as pequenas despesas, assim como toda a receita devem estar inclusas.
Considerações:
- Unidade de medida do ROI: O fato de o ROI se tratar de uma relação, quando dividimos um valor pelo outro o resultado não contém uma medida específica.
- O entanto, quando multiplicamos esse valor por 100, essa medida em percentual passa a ser considerada.
- Como o chamado ganho obtido costuma variar entre um número negativo e um número positivo, o intervalo esperado de um Retorno sobre Investimento será qualquer coisa entre 100% até o infinito.
- Um resultado negativo, como ROI = -12%, quer dizer que os custos foram mais altos do que os retornos e os investimentos são tidos como perda líquida.
- Já um resultado positivo, como ROI = 24%, quer dizer que o retorno superou o os custos e o investimento é avaliado como lucrativo.
Como calcular e interpretar o Retorno sobre Investimento das campanhas de marketing digital
O ROI de uma campanha de marketing digital é uma métrica bastante usada para avaliar se as ações foram realmente efetivas.
Quando um empreendedor decide investir em uma campanha de marketing digital, ele precisa saber como calcular o Retorno sobre Investimento.
Isso porque se o mesmo investe determinado valor em uma campanha, precisa saber de onde seus clientes estão vindo para então descobrir qual é seu principal canal de conversão.
É necessário tomar muito cuidado na hora de calcular o Retorno sobre Investimento e escolher entre fazer os cálculos separadamente – do Google Adwords, do Facebook Ads e das campanhas de E-mail marketing ou fazer o cálculo dos custos dos leads gerados como um todo.
Não importa qual das duas formas de cálculos sua empresa escolha fazer, o essencial é que todos os custos sejam contabilizados (horas gastas com colaboradores e o custo das ferramentas gastas nas campanhas).
Veja agora um exemplo de cálculo específico para campanhas de marketing:
Imagine que uma empresa investiu no último ano o valor de R$144 mil em uma estratégia de marketing digital. Isso dá uma média de R$12 mil por mês.
A empresa não precisou recrutar nenhum dos seus funcionários internos para realizar qualquer ação.
A mesma terceirizou totalmente o marketing que foi executado pela Butiá Digital.
Desse modo, esse valor anual equivale aos honorários da agência para criação de website, gerenciamento de ações e campanhas (8 mil reais) e os custos do investimento realizados no Google Adwords, links patrocinados e Facebooks Ads (4 mil reais).
Investimento anual total (R$144 mil)
Essa empresa tem um produto com ticket médio de 20 mil/ produto e margem de 40%.
Ticket médio da venda de um produto (20 mil).
Margem por venda (8 mil).
Isso significa que a empresa precisa fazer pelo menos 18 vendas para que o valor investido seja recuperado.
Foram realizadas um total de 100 vendas no ano. Isso significa que as vendas somaram 2 milhões.
Seu lucro líquido total foi de 800 mil.
Qual foi o ROI (Retorno sobre Investimento)?
(800.000 – 144.000)/144.000 = 4,5 = 455%. Nesse caso a empresa ganhou 4,5 mais do que investiu em campanhas de marketing digital.
É necessário que, antes de contratar uma empresa para realizar o marketing digital do seu negócio, você defina os KPIs (indicadores de resultados) para ter acesso a todos os resultados.
O cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento) é importante para que as empresas saibam se realmente estão tendo retorno sobre o valor investido.