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O que é ROI (Retorno sobre Investimento) e como medir?

By Juliana Serafim

July 09, 2018

Nesse post vamos falar sobre Retorno sobre Investimento (ROI), um termo bastante utilizado no mundo dos negócios. Saiba o que é, para que serve e como medi-lo.

No mundo dos negócios existem vários indicativos econômicos e o ROI (Retorno sobre Investimento) é considerado um dos mais importantes.

O ROI é um termo muito comum em análises de investimentos e é utilizado, sobretudo para com o objetivo de identificar retornos financeiros passados e em potencial.

A métrica do Retorno sobre Investimento demonstra, através de uma taxa de retorno, quanto um empresário ganhou ou perdeu em relação ao capital que foi investido.

O ROI também fornece uma análise detalhada sobre o que ocorreu e também disponibiliza uma expectativa sobre o futuro.

O Retorno sobre Investimento é um parâmetro que pode ser usado para fazer análise do retorno sobre qualquer investimento – Seja uma campanha de marketing digital, de publicidade, uma pesquisa tecnológica etc.

Ao avaliar a possibilidade de dar continuidade a um processo de investimento, os investidores costumam levam em consideração o ROI.

Isso acontece porque é fundamental que o investidor saiba quanto irá ganhar em rendimentos para a cobertura de todo o capital investido.

Analisando a importância do Retorno sobre Investimento de uma forma mais simples, podemos dizer que com o cálculo do mesmo é possível:

Fazer uma avaliação sobre como os investimentos e as iniciativas auxiliam na obtenção dos resultados.

Como calcular Retorno sobre Investimento (ROI)

Fazer o cálculo do Retorno sobre Investimento é muito simples. Inicie subtraindo os ganhos alcançados com o investimento pelo valor que foi investido.

Em seguida, divida o resultado dessa operação pelo mesmo valor do investimento.

Veja a seguinte fórmula:

ROI= (ganhos alcançados – investimento)/ investimento

Desse modo, caso uma aplicação renda um ganho de R$ 300.000 e o investimento inicial foi no valor de R$50.000, temos:

(300.000 – 50.000)/50.000= 5

Esse cálculo nos mostra que o Retorno sobre Investimento foi cinco vezes maior que o valor investido inicialmente.

Pelo fato de o ROI ser divulgado, geralmente, em forma de porcentagem, deve-se multiplicar o resultado por 100.

De acordo com o cálculo feito acima, o ROI seria de 500%.

É importante frisar que o valor aplicado inicialmente deve conter todo o capital que foi empregado no decorrer do processo, bem como todo o valor que foi recebido.

Se o intuito do cálculo do Retorno sobre Investimento é promover um resultado preciso, até as pequenas despesas, assim como toda a receita devem estar inclusas.

 

Considerações:

Como calcular e interpretar o Retorno sobre Investimento das campanhas de marketing digital

O ROI de uma campanha de marketing digital é uma métrica bastante usada para avaliar se as ações foram realmente efetivas.

Quando um empreendedor decide investir em uma campanha de marketing digital, ele precisa saber como calcular o Retorno sobre Investimento.

Isso porque se o mesmo investe determinado valor em uma campanha, precisa saber de onde seus clientes estão vindo para então descobrir qual é seu principal canal de conversão.

É necessário tomar muito cuidado na hora de calcular o Retorno sobre Investimento e escolher entre fazer os cálculos separadamente – do Google Adwords, do Facebook Ads e das campanhas de E-mail marketing ou fazer o cálculo dos custos dos leads gerados como um todo.

Não importa qual das duas formas de cálculos sua empresa escolha fazer, o essencial é que todos os custos sejam contabilizados (horas gastas com colaboradores e o custo das ferramentas gastas nas campanhas).

Veja agora um exemplo de cálculo específico para campanhas de marketing:

Imagine que uma empresa investiu no último ano o valor de R$144 mil em uma estratégia de marketing digital. Isso dá uma média de R$12 mil por mês.

A empresa não precisou recrutar nenhum dos seus funcionários internos para realizar qualquer ação.

A mesma terceirizou totalmente o marketing que foi executado pela Butiá Digital.

Desse modo, esse valor anual equivale aos honorários da agência para criação de website, gerenciamento de ações e campanhas (8 mil reais) e os custos do investimento realizados no Google Adwords, links patrocinados e Facebooks Ads (4 mil reais).

Investimento anual total (R$144 mil)

Essa empresa tem um produto com ticket médio de 20 mil/ produto e margem de 40%.

Ticket médio da venda de um produto (20 mil).

Margem por venda (8 mil).

Isso significa que a empresa precisa fazer pelo menos 18 vendas para que o valor investido seja recuperado.

Foram realizadas um total de 100 vendas no ano. Isso significa que as vendas somaram 2 milhões.

Seu lucro líquido total foi de 800 mil.

Qual foi o ROI (Retorno sobre Investimento)?

(800.000 – 144.000)/144.000 = 4,5 = 455%. Nesse caso a empresa ganhou 4,5 mais do que investiu em campanhas de marketing digital.

É necessário que, antes de contratar uma empresa para realizar o marketing digital do seu negócio, você defina os KPIs (indicadores de resultados) para ter acesso a todos os resultados.

O cálculo do ROI (Retorno sobre Investimento) é importante para que as empresas saibam se realmente estão tendo retorno sobre o valor investido.

Texto – www.julianaserafim.com.br