Melhorar a experiência do cliente e garantir a satisfação com o que foi contratado são as finalidades do overdelivery. A estratégia se mostra cada vez mais necessário em um contexto de alta competitividade e consumidores mais exigentes.

Fazer essa prática agrega valor à sua marca e fortalece o seu posicionamento, além de deixar seu público mais contente com todo o processo de compra. Tudo isso ajuda no crescimento saudável do negócio.

Neste texto, você confere mais sobre o que é essa tática, quais são suas vantagens, como implementá-la e alguns exemplos para aplicar no seu negócio. Curioso em saber mais? Então, continue a leitura!

O que é overdelivery?

Em uma tradução literal, overdelivery significa entregar mais. Ou seja, é a prática de superar as expectativas dos consumidores, acrescentando no atendimento algo que eles não esperam, o que traz mais valor ao seu negócio.

Por exemplo, é muito comum que os produtores de cursos ofereçam apenas uma parte gratuita dos seus conteúdos. Porém, isso limita sua entrega ao básico, que já oferecido por outros, e cria uma zona de conforto, impedindo que mais informações sejam buscadas.

Quais são as vantagens do overdelivery?

De modo geral, quando o cliente recebe mais do que pediu, ele identifica um diferencial na sua empresa em relação à concorrência. Por isso, melhorar a experiência de venda garante a fidelização.

Outro benefício é o aumento das avaliações positivas, que servem como prova social para outros compradores tomarem a decisão final. Isso melhora o seu posicionamento e colabora para atrair novos clientes.

Como fazer overdelivery no seu negócio?

O overdelivery começa no processo de compra, quando o prospect já tem algo em mente. Nesse caso, é preciso entender se o que você oferece cumpre com a promessa de venda no primeiro momento e se atende a essa necessidade ou desejo.

Além disso, é preciso desenvolver estratégias condizentes com sua persona e como percebem valores. Não adianta oferecer uma balada se a sua audiência prefere um jantar romântico, por exemplo, pois assim não perceberá nenhum ponto vantajoso.

O ideal é criar uma lista com possíveis recompensas, seja em descontos, itens ou conteúdos, e escolha aquelas que parecem gerar um grande impacto com o menor investimento. É importante lembrar que você deve surpreender e encantar o consumidor sem ter prejuízos para a empresa.

O que usar como overdelivery?

Existem muitas soluções inovadoras para serem usadas em seu negócio. Separamos as mais aplicadas em estabelecimentos físicos e virtuais para você ter algumas ideais. São elas:

  • brindes como forma de agradar o cliente;
  • cupons de desconto para incentivar uma nova compra e se conectar com a loja;
  • experiências sensoriais, como adição de música ambiente;
  • prazo de entrega menor do que o estabelecido;
  • embalagens com design atrativos;
  • conteúdos que realmente ensinem.

Percebeu como overdelivery é uma estratégia muito vantajosa para todas as partes envolvidas? O cliente recebe a mais do que esperava e sua empresa consegue crescer no mercado a partir disso.

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Quais os tipos de planejamento de marketing e como usar? | Juliana Serafim