As transmissões ao vivo são novos formatos de conteúdos que tiveram um boom nos últimos tempos. As empresas devem aproveitar esse recurso para conseguir obter resultados incríveis, pois é um modo fácil de conectar negócio, parceiros e consumidores.
Pensando nisso, separamos um passo a passo de como fazer uma live no Facebook tanto nos dispositivos móveis quanto em desktop para que você comece a aplicar essa estratégia. Além disso, mostraremos algumas boas práticas para ajudar a se relacionar da melhor maneira com o seu público. Confira!
Passo a passo pelo dispositivo móvel
- Primeiramente, abra o aplicativo e na tela inicial da sua página. Depois aperte em publicar.
- Na próxima página, defina as configurações de descrição, localização, filtros, humor, pessoas que podem ver você, etc. E aperte no VÍDEO AO VIVO.
- Após isso, você pode fazer uma descrição da live para quem for chegar, sobre qual assunto você está falando, e aperte no botão azul “Iniciar vídeo ao vivo”.
- Agora, aguarde a transmissão começar e pronto!
- Quando quiser encerrar, procure na tela à direita inferior à opção “Concluir” e confirme em seguida.
- Nesse momento, aparecerá uma página avisando que sua live acabou. Se você quiser deixar salva, selecione “Compartilhar” ou, se preferir apagar, vá em “Excluir”.
Passo a passo pelo desktop
- Acesse a sua página no facebook e encontro o botão Ao vivo.
2. Ele vai parar uma página para você fazer alguns ajustes. Permita as configurações de microfone e câmera que aparecem em uma caixa superior na tela e, logo depois, clique em “Avançar” nos pop-ups que aparecerão e, por último, pressione “Concluir”.
3. Assim como em dispositivos móveis, faça as devidas configurações e clique em “Iniciar transmissão ao vivo” para começar a live e pronto.
4. Para encerrar, clique no botão esquerdo na parte inferior da tela em “Encerrar vídeo ao vivo” e confirme a escolha.
Por fim, você pode classificar a qualidade da transmissão nas estrelas, ver como publicação ou excluir o vídeo.
Melhores práticas de como fazer uma live de sucesso no Facebook
Fazer esse formato de conteúdo é simples e ajuda bastante a atingir as suas metas empresariais. Mas para que ela seja bem-sucedida é fundamental colocar em prática algumas dicas. Confira as principais a seguir.
Qualidade acima de tudo
Para começar, não é necessário equipamentos de última geração. Entretanto, existem alguns cuidados que devem ser tomados para que a experiência do usuário que assistirá não seja prejudicada. Esses aspectos correspondem aos itens básicos para uma boa qualidade de transmissão. São eles:
- câmera: você pode utilizar uma webcam ou um smartphone, desde que a imagem seja nítida;
- iluminação: se não há luzes artificiais para gravar, opte pela luz natural do dia. Nesse caso, fique atento ao ângulo (você deve estar na frente da iluminação) e aos barulhos externos;
- áudio: para que seja possível entender o que você diz, tenha um microfone de lapela ou embutido no seu fone de ouvido;
- conexão: a internet deve estar boa para que as mensagens não cheguem falhadas até os espectadores.
Call to Action para converter
As lives são ótimos tipos de conteúdo para gerar engajamento, visibilidade e, inclusive, conversões. Se você tem um curso online ou um outro produto, aproveite para oferecer no final da transmissão. Caso não seja o seu caso, faça um CTA que direcione o seguidor para outro local, conforme o seu objetivo.
Mensuração é uma mina de ouro
Ao final do seu vídeo ao vivo, é possível ter acesso a um painel de métricas para extrair as informações que quiser. É interessante e importante fazer isso para otimizar seus próximos vídeos ao vivo, pois esses dados mostram o pico que teve ou o tempo médio que as pessoas permaneceram, além de muitas outros.
As transmissões ao vivo é uma ótima oportunidade para aliar a tecnologia na hora de humanizar a sua marca. Por isso, entender o passo a passo de como fazer uma live no Facebook é essencial, para que esse e outras metas sejam atingidas em conformidade com o seu planejamento. Agora, você já está apto para iniciar a sua!
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