O ambiente virtual que promete reunir todas as pessoas para interagirem entre si através de avatares personalizados, trará profissões do futuro. Ou seja, o Metaverso impactará o seu trabalho de alguma forma, e a maioria já está preparada para essa mudança.
Do escritório às fábricas, todos poderão utilizar essa tendência para alcançar maior eficiência em seus processos. Desde o marketing até o desenvolvimento de produtos, tudo poderá se tornar virtual.
Para saber se a atividade que exerce, ou cogita exercer brevemente, está nesta lista, separamos os principais segmentos para você ficar por dentro desta novidade. Confira a seguir!
Arquitetos
Os arquitetos precisam estar no Metaverso para continuar vendendo seus projetos. Os lares e empresas precisam ser construídos por um profissional especializado, mesmo que nunca sejam projetados fisicamente, pois é ele que possuí um olhar apurado nesse quesito.
Designers de interiores
Haverá casas e estabelecimentos nesse espaço que também precisam ser decorados adequadamente para viver, assim como no mundo real. Afinal, a estética das coisas ainda será importante, principalmente no virtual, onde isso tem maior valor.
Desenvolvedores de jogos
Quem já cria jogos de videogame terá um papel fundamental nessa nova realidade. Os desenvolvedores terão a chance de ajudar na criação desses mundos, oferecendo uma experiência única e envolvente — habilidades que já possuem atualmente.
Estilistas
O Metaverso não se limita apenas à criação de infraestrutura, abrangendo também as roupas que será utilizada pelos avatares das pessoas. Nesse contexto, os estilistas poderão continuar produzindo de forma digital e terão suas próprias coleções limitadas e valiosas.
Professores
O ensino será mais imersivo, mas não podemos abandonar nossa história. Será necessário professores preparados para mostrar como aconteceu esse processo e ensinar como ele funciona.
Organizadores de eventos
Os eventos virtuais rolam quase o tempo todo. Recentemente, Ariana Grande fez um show no jogo Fortinite, por exemplo. Assim, será necessário alguém que organize e promova essas ações, já que não serão iguais ao que temos hoje.
Guias de turismo
Ainda que seja no ambiente virtual, as pessoas precisarão de guias para os novos mundos definidos. A ideia é que haja um lugar enorme, que pode ser explorado por todos, mas que também pode se tornar um labirinto sem orientação.
Psicólogos e psiquiatras
Não sabemos quais serão os efeitos dessa tecnologia para a nossa saúde mental. Por isso, os psicólogos e psiquiatras serão relevantes para cuidar da nossa mente até se tornar algo completo do nosso dia a dia.
Influenciadores digitais
Não podemos esquecer dos influenciadores, que terão ainda mais poder nesse ambiente, por interagir “pessoalmente” com seus seguidores. Ou seja, o engajamento será muito maior do que o atual e terão papel fundamental para as marcas dialogarem com seu público-alvo de um jeito inovador.
Não somente haverão novos empregos, com outras funções. As profissões do futuro também envolvem adaptações das que temos hoje, basta entender como o Metaverso impactará o seu trabalho e como pode moldar isso a seu favor.
Quer saber mais sobre o Metaverso para negócios? Adquira o livro “Metaverso: O futuro da Internet” e tenha acesso a um conteúdo completo para se adaptar a nova realidade!