Com certeza, você já deve ter sido impactado por um texto persuasivo na internet, mostrando os motivos para comprar algo ou baixar um material, e fez a ação proposta. É justamente essa a importância de um bom copywriting: ele convence!

Sem as técnicas certas de escrita, as estratégias de marketing do seu negócio podem não ser eficientes para manter o seu fluxo de caixa estável. Por isso, usá-las em suas campanhas e conteúdos é sempre a melhor opção.

Se ainda não ficou claro os motivos para utilizar copy nesses momentos, separamos todos eles para tirar suas dúvidas e ainda, ensinaremos como fazer sem erros de iniciantes. Confira abaixo!

O conceito de copywriting

O foco é convencer o seu leitor a realizar uma ação específica, como comprar, curtir, acessar o seu site, entre outras opções. Nesse caso, o seu texto, também chamado de copy, precisa ser persuasivo, usando gatilhos mentais,

No marketing, usamos muito o copywriting, seja para ter mais assinantes na newsletter, mais downloads em um material, mais visualizações em um vídeo, aumentar a base de leads ou até conquistar mais clientes. Tudo depende do seu objetivo.

A importância de um bom copywriting para o seu negócio

Apostar no copywriting pode trazer grandes benefícios para a sua empresa e para as suas estratégias. Dentre eles, podemos destacar:

Excelente custo-benefício

A mídia paga pode ser cara para pequenos negócios. Por isso, reservar um tempo para construir seu público orgânico ajuda a economizar custos de alcance, obtendo uma alta taxa de conversão.

Não há gastos desnecessários

Você investirá apenas o seu tempo e conhecimento para criar uma boa comunicação com o seu público-alvo, identificando as suas necessidades para fazer uma oferta irrecusável. Assim, se apostar em tráfego pago, pode converter ainda mais.

Resultados positivos por mais tempo

Estratégias como sorteios ou promoções garantem resultados temporários. Mas, com um bom copywriting, os seus frutos duram por mais tempo, porque seus conteúdos existirão e manterão o seu valor enquanto forem relevantes.

Melhora a sua notoriedade

Ser reconhecido é muito importante para uma marca. Com um copy atraente você obtém uma melhor classificação no Google, um dos maiores mecanismos de busca do mundo, tornando seu site fácil de ser encontrado por mais visitantes.

Maior possibilidade de gerar leads e vendas

Ao ser capaz de convencer uma pessoa, você consegue conquistar seus objetivos com mais facilidade, incluindo a geração de leads e vendas. É uma forma de manter os seus resultados satisfatórios sem ser invasivo nas suas estratégias.

As principais dicas para não errar no copy

Agora que sabe da sua importância para o seu marketing, que tal aprender algumas dicas para não errar na hora de criar o seu copy? Olha só algumas técnicas:

  • mostre autoridade em seu nicho;
  • conheça bem sua persona;
  • seja objetivo, não enrole o leitor;
  • use a linguagem correta;
  • aposte em verbos de ação (por exemplo: compre, baixe, leia etc);
  • use número e pesquisas;
  • crie senso de urgência;
  • antecipe as objeções;
  • use elementos de afinidade com o público;
  • seja específico na sua oferta;
  • mostre que é diferente;
  • use a reciprocidade a seu favor;
  • aprenda sobre gatilhos mentais;
  • venda experiências.

Com todos esses motivos que comprovam a importância de um bom copywriting para o seu negócio, fica difícil negligenciar essa estratégia, não é mesmo? Sendo assim, busque aprender um pouco mais para aplicar no seu dia a dia!

Agora que conhece a técnica, continue seu aprendizado. Veja o que são os gatilhos mentais e saiba como utilizá-los na prática!

E aproveite para criar uma estratégia de vendas para suas redes sociais de ponta a ponta com o guia: Plano de Marketing para as Redes Sociais.