METAVERSO

Qual o impacto na economia com o metaverso?

By Juliana Serafim

December 08, 2022

As novas tecnologias trazem grandes mudanças para o dia a dias das pessoas, mas também para o setor econômico de um país. Você já parou para pensar qual o impacto na economia com o metaverso?

Essa nova realidade pode ser a próxima geração da internet, combinando o melhor do mundo físico e virtual, de maneira imersiva. Por isso, os resultados de sua aplicação podem ser sentidos desde já e são promissores para os próximos anos.

A seguir, você entenderá melhor sobre como o metaverso impacta a situação econômica do mundo inteiro. Além disso, verá alguns exemplos práticos de como isso já iniciou. Confira!

Metaverso e a economia global

De maneira abrangente, o metaverso impactará toda a economia global. A relação entre os dois vai além de apenas testes no mundo virtual, pois as empresas migrantes desse espaço, angariam clientes que transitam por lá e deixam seu dinheiro.

Esses negócios podem surgir de qualquer lugar do mundo, uma vez que não existem barreiras geográficas no metaverso. Com isso, uma marca brasileira pode ter europeus como consumidores, por exemplo.

A prova disso é a pesquisa “Metaverse 101: A Primer and Early Trends”, feita pela casa de análise Galaxy Digital. Ela define o metaverso ideal como “sem permissão e aberto”, ou seja, qualquer usuário pode adentrar e criar aplicativos para outros usarem.

Além dessa possibilidade, haverá um grande aumento das vendas de equipamentos para acesso ao metaverso, como óculos de realidade virtual e outros recursos. A mesma pesquisa mostra que o hardware necessário deve estar disponível a um preço acessível, por isso, aquecerá a economia de igual modo.

Por fim, pessoas comuns podem se tornar milionárias em pouco tempo, afetando o mundo real. Isso graças à valorização das criptomoedas e NFTs usadas dentro desse novo universo como moeda de troca.

Funcionamento de NFT, criptoativos e blockchain no metaverso

O ponto de contato entre o metaverso e a economia são as criptomoedas e NFTs. Ambos são gerenciados pela blockchain, um imenso banco de dados onde as transações ficam registradas, para controlar os criptoativos trocados.

Nesse sentido, quem estiver dentro desse sistema poderá comprar casas, carros e outros ativos virtuais, usando uma moeda digital, como o Bitcoin, para pagar o bem. No entanto, esse dinheiro em questão precisa ser adquirido através de recursos reais, por isso, afeta a nossa economia.

Exemplos das mudanças econômicas

A economia real já sofre mudanças com a entrada do metaverso. Dentre os exemplos, podemos citar:

Fundo em Dubai

Em Dubai, os líderes criaram o fundo “Dubai Metaverse Strategy”. O objetivo é impulsionar a economia do país para aumentar o número de empresas de blockchain em até cinco vezes através do investimento na questão tecnológica.

A maior demanda do dinheiro parte do setor de tecnologia de rede, armazenamento de dados e computação de borda (processamento e avaliação de dados de onde são gerados, em tempo real, para obter respostas rápidas).

Fundo para jogos

Games Fund One foi outro fundo lançado em 2022, que liberou US$ 600 milhões em capital de risco para investir em estúdios de jogos e outras infraestruturas do metaverso, para disseminar a ideia pelo mundo.

Como os jogos impulsionam a inovação, principalmente no ecossistema do consumidor, essa aposta ajudará a movimentar bilhões de dólares por ano. Afinal, hoje em dia, já há muitos games com alusão ao metaverso, como o Fortnite, Pokemon GO, entre outros.

NFTs na indústria da moda

A indústria da moda é um dos primeiros setores a movimentar a economia no metaverso. Com a criação de NFTs para suas coleções exclusivas e skins para jogos, são estratégias que atraem grandes marcas.

A Nike, Vans, Gucci, Adidas, Balenciaga e Burberry, por exemplo, abraçam essa nova fronteira do marketing para atingir o seu público além do meio físico. Por serem conhecidas, os consumidores desejam adquirir os seus ativos, investindo dinheiro real para a compra deles.

O impacto na economia com o metaverso é nítido. Atualmente, algumas marcas já investem nessa nova realidade porque sabem que podem ganhar muito com suas ações. Futuramente, todo dinheiro poderá ser virtual, por esse motivo, fique atento às mudanças desde agora!

Quer saber mais sobre o metaverso? Leia o livro “O futuro da Internet: Metaverso” e conheça mais dessa nova tecnologia para os negócios!