Se você está iniciando suas estratégias de marketing vídeo agora pode surgir a dúvida: Reels ou TikTok: qual usar? Afinal, os profissionais ficam com dificuldade de entender qual é a melhor para viralizar ou fazer uma publicidade da sua marca.


O fato é que o TikTok chegou no mercado causando alvoroço e apresentando diversos recursos diferentes do que era visto até então. Com pouco tempo de uso, o aplicativo se tornou famoso e impulsionou a criação do Reels no Instagram, para enfrentar a concorrência diante desse sucesso.


Com funções bem semelhantes, quem quer usar uma das ferramentas para divulgar seu trabalho pode se sentir confuso sobre qual caminho percorrer. Desse modo, mostraremos como funciona cada opção para você escolher a que faz mais sentido para sua atuação, ou as duas. Confira!


Como funciona o TikTok?


O TikTok foi criado por chineses com intuito de oferecer conteúdos de consumo rápido, com no máximo 1 minuto de duração. Seu algoritmo entrega os vídeos conforme o interesse de cada usuário, medido conforme assiste o que aparece para ele.


Por que escolher o TikTok?


O aplicativo tem vários filtros e efeitos interessantes, basta ter criatividade para aplicá-los da melhor forma e se destacar. Muitas empresas aproveitam os vídeos do momento para adaptar ao seu público-alvo e estão se dando muito bem.


O grande segredo do TikTok é que pessoas desconhecidas também podem influenciar e crescer seu nome, o que é ótimo para marcas e profissionais com negócios ainda pequenos, podendo até vender mais.


Como funciona o Reels?


O Reels é uma das ferramentas do Instagram, lançada em 2020, para criar vídeos de até 30 segundos. Essa função nasceu para competir diretamente com o TikTok, por isso, tem os mesmos recursos de edição.


Por que escolher o Reels?


Entre todos os formatos da rede social, esse é o que mais alcança audiências e tem engajamento. Afinal, a plataforma faz questão de dar relevância e motivar os usuários a usá-lo, para concorrer bem no mercado.


Embora a concorrência seja grande, ainda vale a pena investir nessa tática, pois mesmo uma conta muito pequena pode atingir várias pessoas e conseguir mais seguidores ou até mesmo clientes. Além disso, é possível aparecer na aba Explorar com mais facilidade, basta fazer um Reels estratégico.


Reels X TikTok: Qual usar?


É verdade que o TikTok e o Reels oferecem, basicamente, o mesmo tipo de formato de atuação. Por outro lado, você precisa considerar a diferença entre ambas para escolher a melhor opção para seu negócio se posicionar.


Se o seu público for bem mais jovem, especialmente para a Geração Z, e sua abordagem for mais simples, sem o foco em mostrar diretamente seus produtos ou serviços, o ideal é apostar na plataforma chinesa de vídeos. Ou seja, é indicada para quem quer informar e divertir as pessoas.


Já o Reels, podemos notar que, por ser uma ferramenta integrada no Instagram, a veiculação de publicações está mais ligada a marcas. Por isso, é usado por empresas que desejam impulsionar negócios, e não viralizar seus conteúdos mais simplistas.


Independentemente da sua preferência, Reels e TikTok são bem similares e o que determina usar uma mídia ou outra é como deseja atingir seus consumidores. Afinal, elas permitem criar e publicar os mesmos tipos de materiais.


Quer aprender mais sobre as duas redes? Leia sobre como publicar no TikTok e também no Instagram.