Loja Virtual

Vantagens de ter uma loja virtual: tudo o que você precisa saber!

By Juliana Serafim

March 25, 2022

Pensando em adentrar no ambiente online, mas ainda não sabe se vale a pena? São muitas as vantagens de ter uma loja virtual, a começar pelo fato que o e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020, segundo a Neotrust.

Mesmo para quem já tem uma empresa estabelecida no mercado, estar presente no mundo digital permite alcançar mais clientes, o que cria um universo de oportunidades. Para provar isso, separamos informações de como o comércio eletrônico está avançado e porque você deve apostar nessa estratégia. Confira!

Avanço das lojas virtuais

O uso cada vez mais frequente da internet possibilitou que as empresas de diversos setores saíssem da zona de conforto e vendessem também no ambiente online. E claro, isso acompanhou a mudança no comportamento do consumidor, principalmente após a pandemia do Covid-19, que agora conta com mais informações para tomar suas decisões.

Por conta da praticidade, variedade maior de itens e segurança envolvida, as lojas virtuais se tornaram uma tendência permanente. Agora, os clientes podem adquirir o que desejam em apenas alguns cliques, assim como pesquisar por filtros, encontrando as melhores opções.

Desse modo, é comum que as pessoas prefiram nem mesmo sair de casa para fazer suas compras. Isso é resultado da transformação digital, portanto, as empresas precisam se adaptar e atingir esse grupo de pessoas de maneira eficiente.

Vantagens que o comércio eletrônico pode proporcionar

Além de acompanhar essa mudança, ter uma loja virtual traz diversos benefícios para sua companhia. Dentre eles, destacam-se os seguintes:

Vendas 24 horas

Diferente de um estabelecimento físico, que fica aberto apenas em horário comercial, no ambiente online você fica disponível 24 horas, todos os dias do ano, o que inclui feriados. Então, as vendas ocorrem o tempo todo, até mesmo de madrugada, não perdendo nenhuma conversão.

Alcance mais amplo

Prepare-se para vender no seu bairro, cidade, região, país ou internacionalmente. É claro, você poderá começar vendendo de forma regional, mas é possível fazer clientes até em outras nações aos poucos.

Investimento inicial baixo

Conseguir um ponto para montar seu negócio pode ser trabalhoso e exige um alto investimento para ficar bem localizado. Sem mencionar os gastos extras com documentação e burocracias. No espaço digital isso não acontece, basta ter seu domínio, escolher uma boa plataforma e criar um layout agradável e funcional.

Monitoramento fácil

Se quiser observar como anda o desempenho das suas vendas, basta integrar ferramentas como o Google Analytics e similares para ficar por dentro dos dados de conversões e leads. Desse modo, você obtém informações sobre o público, aquisição e muito mais.

Uso de provas sociais

Usar as avaliações, comentários, perguntas e respostas dos consumidores pode ajudar a fechar mais negócios. A prova social ajuda a criar relatos de quem já comprou seus produtos, o que interfere na tomada de decisão de quem a lê.

Dica para levar sua loja para o virtual

Um e-commerce permite aumentar suas vendas, como vimos, mas para ser eficiente precisa de uma boa plataforma de hospedagem. Nossa sugestão é a tray, que oferece soluções para pequenas, médias e grandes empresas.

Por ter o código aberto, você pode personalizar totalmente seu espaço digital e criar do zero uma loja. Por outro lado, também dispões de layouts prontos para uso, se você não tiver ideias em mente. Em ambos, é possível aderir a responsividade, para seu site ser acessado em computadores, tablets e celulares, e ter acesso a muitas funcionalidades, como:

Agora você entende as vantagens da loja virtual e pode dar mais um passo importante para o crescimento do seu negócio. Afinal, você estará se adaptando ao novo cenário mundial e poderá fazer muito mais vendas e ganhar visibilidade.

E se precisar de dicas de marketing para divulgar seu e-commerce, confira nossos conteúdos no blog, YouTube e Instagram.