Ao longo de sua vida, você já deve ter notado que o universo digital é citado e mostrado em várias obras, apresentando suas vantagens e riscos com o uso da tecnologia. Por isso, listamos seis filmes que retratam o metaverso para você assistir agora!

Mas, espera aí, você não sabe o que é isso? Vamos resumir! Nada mais é do que um universo de realidade virtual onde nós podemos acessar através de avatares e interagir assim como o mundo real. Interessante, não é mesmo? Então, confira alguns filmes que exprimem essa ideia!

1- Matrix

Neste filme, o protagonista vive em um mundo virtual projetado por uma inteligência artificial que usa a humanidade como fonte de energia. A ficção científica traz a diferença entre o mundo real e virtual.

A proposta é mostrar que tudo o que vivemos é uma simulação digital, o que está ligado ao metaverso. Inclusive, em uma das cenas (cuidado com spoiler), o personagem retorna voluntariamente a viver na Matrix por a vida ser melhor por lá.

Onde assistir: HBO Max

2- Jogador número 1

Baseado no livro, a história conta como a humanidade usa uma espécie de metaverso, o OASIS, em 2045, para fugir do mundo real, onde há muita desigualdade e condições ruins para viver.

É uma explicação básica da nova tecnologia, afinal, usam-se óculos especiais, há um avatar de representação e pode-se circular entre dezenas de mundos. Aliás, na obra, uma única empresa comanda tudo, só não é chamada de Meta.

Onde assistir: HBO Max

3- Avatar

Em Avatar, um humano compartilha material genético com um Avatar e é mentalmente ligado por conexões neurais para controlar o corpo. De certa forma, mostra como os novos equipamentos podem funcionar no metaverso.

Hoje em dia, recursos estão sendo desenvolvidos para imergir todas as pessoas no virtual. Além de óculos e luvas propícias para interagir, alguns dispositivos de ondas neurais também estão em testes para serem usados e garantir a melhor experiência.

Onde assistir: YouTube, Disney+ e Star+.

4- Tron: Uma Odisseia Eletrônica

Neste streaming, um engenheiro de software desenvolve o seu próprio jogo de videograme, mas tem seus projetos furtados. Após ser demitido, ele tenta acessar os computadores do negócio para provar o roubo, mas acaba sendo absorvido para o universo cibernético, sendo levado a participar de atividades para sobreviver.

Indiretamente, mostra como o metaverso funcionará: vários programas e sistemas operacionais em um único espaço, controlados por figuras cibernéticas que, na verdade, seremos nós através de avatares.

Onde assistir: Disney+

5- Free Guy

O filme retrata um universo computadorizado e mundialmente acessado através de um jogo semelhante ao Fortnite. No entanto, um NPC (personagem não-jogável, em português) ganha consciência e tudo muda.

Aparentemente, a simulação do game é igual ao que definimos no metaverso: você pode passar o dia inteiro no espaço, comprar coisas, se encontrar com amigos, entre outras ações que já fazemos no mundo real.

Onde assistir: Star+

6- Black Mirror

Dentre as obras que retratam o metaverso, a série Black Mirror não pode ficar de fora dessa. O episódio San Junipero, da terceira temporada, mostra duas jovens de personalidades diferentes que se conhecem em uma boate e se encontram em várias décadas e locais.

Isso é possível através da realidade virtual San Junipero, que permite idosos e falecidos a fazer upload de sua consciência para frequentar lugares como se estivessem em seus corpos jovens. Ou seja, eles são avatares deles mesmo, assim como prega o metaverso.

Onde assistir: Netflix

Gostou das dicas? Esses são alguns filmes que retratam o metaverso para assistir agora e entender um pouco mais sobre o conceito dessa nova tecnologia que chegou para ficar. Portanto, vale a pena ver cada uma desses streamings para ter noção do que esperar!

Quer aprofundar-se no tema? Leia o livro “O futuro da Internet: Metaverso” e entenda melhor sobre essa tendência.