Hoje em dia é muito fácil coletar dados pela internet — claro, que sempre com a conscientização dos usuários. Uma maneira de fazer isso é criando formulários, que ajudam as empresas a potencializarem suas ações de marketing digital.
No entanto, não é só sair disseminando páginas cheias de perguntas sem nexos e que não acrescentam nada. É importante saber o que perguntar para entender as reais necessidades dos clientes e alinhá-las ao ambiente do seu negócio.
Você deve estar se perguntando como fazer isso. Para saber, continue a leitura. A seguir, contaremos a você por que contar com um formulário na hora da conversão de vendas. Dá só uma olhada!
O que é e para que serve os formulários?
Basicamente, são os campos em que os usuários preenchem suas informações. Esses formulários servem para muitas finalidades, como uma pesquisa de satisfação ou para fazer login em um site. De todo modo, a maioria é utilizado para captar leads.
Nesses casos, o formulário pode ser chamado de landing pages, que são páginas de alta conversão com foco em obter dados e contatos de um potencial consumidor em troca de um material rico. Assim, servem de base para traçar estratégias de e-mail marketing e para criação de personas para o seu negócio.
Qual a importância do formulário na hora da conversão de vendas?
Um formulário com as perguntas certas, é capaz de converter em muitas vendas. Isso porque, por meio dele, é possível descobrir os hábitos dos consumidores, suas opiniões e ideias de aprimoramento. Ainda, é possível ter ideia de o que eles querem e esperam do seu negócio. Assim, gera vantagem competitiva e fica mais fácil elaborar ações mais efetivas.
Essa ferramenta é um diferencial para criar novos leads e nutri-los até virarem clientes. Além disso, um formulário de contato de vendas, por exemplo, pode informar os dados básicos para você saber o que e como falar com o usuário. Dessa maneira, não é nem preciso dizer o quão indispensável é apostar nessa metodologia.
O que é importante perguntar em um formulário?
Formulários básicos não mostram nada para o seu negócio. Imagine perguntar apenas o nome e e-mail do seu futuro lead. Para dar o próximo passo é necessário muito mais, como o cargo em que trabalha, o que deseja, o que espera no seu ramo e outras informações que forem relevantes para você conseguir manter um bom relacionamento.
Lembre-se de nunca incomodar o seu consumidor. Por isso, faça as perguntas certas, mas sem exagero, pois com a praticidade de hoje em dia, ninguém tem mais paciência para responder 10 perguntas, apenas para fazer um download, por exemplo.
Viu só como é importante utilizar o formulário na hora da conversão de vendas? Ele é um componente ideal para captar leads e ajudar a sua empresa a transformá-los em clientes. Depois da implementação de um e o recolhimento de dados, o resto é com você e sua equipe!
Agora que você sabe que o formulário é uma das estratégias de marketing digital, aprenda mais sobre alguns passos para ter sucesso nessa área.