Com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram é hoje uma das principais redes sociais em todo o mundo. E se não bastasse todo esse número expressivo de pessoas reunidas em um único espaço, ele tem a maior taxa de engajamento em comparação aos outros canais online.

No entanto, nos últimos tempos a plataforma passou por algumas transformações na entrega do seu conteúdo e criou um algoritmo para que determinasse como acontece o alcance das publicações. É claro que isso afetou as marcas, que não sabem mais como obter envolvimento orgânico de maneira adequada.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o algoritmo do Instagram, quais critérios são usados e o que é necessário para que uma organização use isso a seu favor. Acompanhe até o final e descubra!

O que é o algoritmo do Instagram?

O Instagram inicialmente entregava os conteúdos em ordem cronológica, ou seja, se uma publicação era feita às 12h, todos os seus seguidores que entrassem no aplicativo nesse horário ou próximo dele veriam o post.

No entanto, desde 2016, a plataforma começou a ser orientada por um algoritmo que mostra os conteúdos conforme diversos fatores, para garantir que o que os usuários estão vendo é, de fato, relevante para eles.

Em poucas palavras, agora o feed é exclusivo para cada um. Assim se você segue a mesma conta que um amigo, mas interage diferente com os materiais postados, as previsões são distintas para cada perfil.

Afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?

Parece complicado driblar esse robô desenvolvido pela rede social, mas vejamos como quais fatores influenciam o seu funcionamento no momento de distribuir um post entre os feeds.

Temporalidade

Embora a ordem cronológica tenha sido abandonada, o tempo de postagem ainda é relevante de alguma maneira. A rede considera que os usuários querem ver conteúdo recente, por isso, os posts ainda seguem uma lógica temporal.

Engajamento

As primeiras interações que um material recebe indica o seu potencial de engajar com mais pessoas na rede. Ou seja, quanto mais curtidas, comentários e salvamentos, maiores são as chances de aparecer para mais indivíduos.

Na prática, funciona assim: 10% dos seus seguidores recebem o conteúdo. Se não tiver engajamento nos primeiros minutos, o alcance é reduzido. Já se houver um bom envolvimento, é disseminado para mais pessoas, que se não se envolverem, o post diminui a exibição. Caso essa porcentagem engaje, é provável que o conteúdo se torne “bombado”, vá para o explorar e fique em relevância nas hashtags usadas.

Relacionamentos

Já percebeu que as publicações dos seus amigos mais próximos e das suas marcas favoritas aparecem mais do que de outras pessoas e empresas que você segue? O motivo é que o algoritmo analisa a afinidade entre os perfis para entender a sua experiência.

Essa observação feita é baseada nos comentários, mensagens trocadas, stories compartilhados e outras formas de interação de uma conta com a outra. Isso significa que quem você tem mais relacionamento dentro da plataforma terá prioridades na entrega dos conteúdos.

Como o algoritmo afeta as marcas?

Quem usa a rede social para fins profissionais deve ter percebido como essa forma de análise impacta o dia a dia. Afinal, esse é um dos canais mais importantes para aplicar estratégias de marketing e vendas.

Basicamente, a maior influência do algoritmo para as marcas, é que elas precisam se esforçar para ser relevantes na vida da sua audiência. Assim, com o tempo, elas conseguem um crescimento exponencial e com resultados sólidos.

Entendeu como funciona o algoritmo do Instagram? Não há mistérios e nem grandes desafios como algumas pessoas afirmam, pelo contrário, ele é extremamente coerente com a experiência de cada usuário. Agora que você sabe sobre o seu funcionamento, basta trabalhar em cima dessas informações.

Aprenda a engajar nessa rede social e melhore os seus resultados ainda mais!