O Instagram é uma ferramenta significativa para as marcas que querem obter uma boa presença digital. Em contrapartida, aumentar a taxa de envolvimento nessa rede é um grande desafio nos últimos tempos, principalmente pelo novo algoritmo.

Mesmo sendo considerada a mídia com mais interações, cerca de 10 vezes mais do que o Facebook, todo crescimento precisa de boas práticas para otimizar a atuação e estimular que isso aconteça com toda a base de fãs.

Quer saber como ter engajamento no Instagram com algumas dicas práticas e fáceis? Então acompanhe este artigo até o final e comece a melhorar sua performance agora mesmo!

 

A importância do engajamento

Esse termo se refere ao relacionamento dos seguidores com os seus conteúdos publicados. Apesar de muitos dizerem que as curtidas e comentários são métricas de vaidade, elas dizem muito sobre como está a sua estratégia de comunicação e relacionamento com o público.

Um conteúdo pouco engajado significa pouco relevante para os usuários na rede social e pode alcançar menos pessoas. Por isso, pensar em engajamento é indispensável para ter mais visibilidade e até mesmo tornar-se referência na área.

 

O algoritmo do Instagram e o engajamento no seu perfil

Há alguns anos, o Instagram mudou a forma como entrega as postagens, visando a experiência de quem está presente na plataforma. Nesse novo cenário, as publicações não aparecem mais em ordem cronológica, mas conforme as interações de um indivíduo com a conta de outro.

O conteúdo de uma marca só aparecerá se for bom. Por isso, focar em produzir algo relevante é essencial para que chegue no feed de notícias e receba o maior número possível de curtidas, comentários etc., para ser taxado como “interessante”. E o melhor disso, é que quanto mais indivíduos engajam, maior é a vida útil da postagem.

 

Boas práticas para aumentar o engajamento no Instagram

Agora que entendemos a importância e como funciona o algoritmo do Instagram, vamos falar sobre o que pode ser aplicado na sua página, para melhorar esse fator tão decisivo nas estratégias de marketing.

 

Não se esqueça dos stories

A funcionalidade recebe cerca de 300 milhões de usuários por dia. Além de toda essa audiência, ainda tem recursos ideais para ampliar o engajamento com os seus seguidores. Podemos citar:

  • Perguntas e Emoji Slider: incentiva a interação por meio de votos sobre algum assunto;
  • Localização e Hashtags: direciona o seguidor para uma página exclusiva sobre o tema com todas as fotos, inclusive as suas;
  • Sticker: as figurinhas que levam para alguma ação, como o direct para conversar diretamente com a marca.

Use hashtags estratégicas

O sucesso do engajamento está ligado ao alcance das suas publicações para o público certo. Para tanto, as hashtags podem ajudar, e muito, considerando que a plataforma agrupa os posts de um mesmo termo e quem estiver interessado pode encontrar você nele. Mas para que isso funcione é preciso planejá-las, como:

  • usar apenas termos referentes ao post;
  • Focar apenas no seu nicho;
  • observar quais delas trazem resultados melhores.

Escolha os melhores horários

Escolher o horário em que sua audiência está online é primordial para esse indicador. Afinal, haverá mais participações e, por consequência, potencializará o conteúdo. Para ajudar a saber a melhor hora, use os relatórios fornecidos pelo Instagram ou outra ferramenta de gestão, onde os dados são mais completos.

 

Faça um conteúdo de qualidade

Por mais que você aplique todas as dicas anteriores, a qualidade do seu material precisa ser alta. É imprescindível oferecer informações significativas para o público, capaz de atrair mais pessoas e estimular curtidas, comentários, mensagens, salvamentos etc.

 

Interaja com os outros usuários

Essa rede social é muito recíproca. Isso significa que o que você fizer para alguém retornará para você, seja um comentário, curtida ou respostas para suas dúvidas. Antes de publicar, sempre que possível, comece a promover uma interação com quem segue seu perfil para começar um relacionamento.

Ter engajamento no Instagram requer alguns esforços, mas os resultados podem trazer muitas vantagens para sua empresa. Por isso, não deixe de seguir as dicas dadas neste post e analise o sucesso dos seus posts para aperfeiçoar essas boas práticas.

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