A interação com o público se tornou cada vez mais importante. Se antes bastava vender diretamente para os usuários da internet, agora é preciso estabelecer um relacionamento sólido com eles para construir confiança e tomarem a decisão de compra.
Porém, à medida que esse fator se tornou relevante, as mídias sociais começaram a limitar o número de entrega dos seus conteúdos e perfis para os seguidores. Isso dificulta, e muito, a conquista de novos clientes.
É por isso que separamos algumas dicas para aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio em 2022. Anote todas essas estratégias e coloque em prática para ter sucesso no próximo ano!
1- Use as hashtags com sabedoria
As hashtags são bem úteis para ampliar o seu alcance nos conteúdos. Os termos iniciados com o famoso “jogo da velha” (#), criam um hiperlink que reúne em um só lugar todos os posts sobre o mesmo tema. Assim, quem procura por eles, encontra o seu em meio aos outros.
No entanto, tenha cautela na hora de usar essa ferramenta. Não é porque ela é importante que você deve encher suas legendas e comentários com elas. É preciso que os termos façam sentido para seu post e não insira mais do que dez, para não poluir a publicação.
2- Promova seu perfil
Invista dinheiro em publicações que tiveram alta visibilidade, mas, depois de alguns dias, não recebem mais curtidas, comentários ou compartilhamentos. Se o conteúdo for bom de fato, vale a pena apostar nessa dica.
O retorno com impulsionamento de materiais pode ser grande quando ele é útil para o público. Além disso, pode atingir novos usuários que ainda não conhecem seu nome no mercado, mas que se interessam por suas soluções.
3- Publique nos melhores horários
Saber quando sua audiência está online é a forma mais eficaz de ganhar mais interações com eles. Afinal, estão prontos para serem atingidos por suas publicações naquele momento.
Para saber disso, você pode conferir os insights fornecidos pelo próprio Instagram sobre os melhores horários para o seu perfil. Use essa informação para programar seus posts nas horas mais adequadas e não esqueça de engajar junto pelo menos nos trinta minutos iniciais.
4- Use o Stories
A ferramenta é uma das que mais engajam no aplicativo, justamente por ter funções que outras não têm, como a inserção de enquetes, quizzes, caixinha de perguntas, emoji deslizante, foto favorita etc.
Tudo isso, se pensado de forma estratégica, ajuda a sua marca a se aproximar dos seguidores de alguma forma. Por exemplo, a caixa de perguntas é ideal para tirar as principais dúvidas dos seus clientes com relação aos seus produtos ou serviços, o que cria ainda mais proximidade com a marca.
Agora que aprendeu as dicas úteis para aumentar o engajamento no Instagram do seu negócio em 2022, você pode ter uma base de fãs muito mais fiel ao seu negócio e conquistar outros objetivos.
Além dessas estratégias, aplique marketing interativo. Ele é muito relevante para engajar cada vez mais. Confira nesta aula como utilizar esse método nas suas redes sociais e ganhe mais interações!