As redes sociais são ótimas para compartilhamos o que estamos fazendo no momento. Um recurso que deixa isso ainda melhor, é o uso das hashtags para filtrar as pesquisas e encontrar apenas conteúdos que nos interessam.

Com as pessoas usando cada vez mais esses canais, a presença dessa ferramenta se tornou mais constante e necessária, pois, além de servir como estratégia de marketing e relacionamento, é uma forma de abordar assuntos em um espaço único, onde outras pessoas verão e serão atraídas.

Se você é daqueles que usam esse artifício, mas não entendem a sua função principal, preparamos este artigo para compreender melhor todo o funcionamento e saber usar a seu favor. Saiba mais a seguir!

O que é uma hashtag?

O símbolo # é muito conhecido em todas as redes sociais. O jogo da velha, popularmente chamado pelas pessoas, é uma expressão que visa direcionar os usuários para uma página específica com publicações sobre determinado assunto ou discussão.

Cada hashtag forma um hiperlink que reúne os conteúdos de todos os indivíduos que marcaram o termo com a cerquilha (#). Ou seja, é uma página que agrupa posts de uma determinado palavra-chave.

Quando usar as hashtags?

Sempre que quiser classificar uma publicação, podem ser usado esse símbolo para identificar a categoria. Suponhamos que você poste algo sobre Inbound Marketing, por exemplo, basta adicionar a hashtag #inboundmarketing e você garantirá que ele vá para um espaço de pesquisa ideal.

Como usar esse recurso?

O uso desse recurso é bem simples. Basta colocar o símbolo seguido do seu termo que represente a postagem. No entanto, existem algumas dicas para melhorar a experiência dos usuários, como:

  • Não escreva frases longas, como #AprendaInboundMarketingAgoraMesmo;
  • Não coloque uma palavra para hashtags diferentes, como #Inbound #Marketing;
  • Não use em excesso, o ideal é inserir em média de 5 a 10;
  • Aposte em hashtags específicas, como #MarketingEmCuritiba;
  • Utilize apenas termos relacionados ao conteúdo;
  • Crie uma hashtag para sua marca, como #ButiáDigital;
  • Pesquise antes de postar, pois existem algumas usadas de forma irônica ou negativa.

Como funciona as hashtags na rede social?

Embora esse recurso tenha sido criado pelo Twitter, hoje elas já aparecem em muitas outras redes sociais e em diversos contextos online. Elas se transformaram em um verdadeiro mecanismo de estratégia para ganhar mais engajamento, e por isso as mídias incentivam o seu uso.

Hoje, podemos encontrar as hashtags no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Pinterest, Vine e TikTok. Em cada canal, as pessoas se comportam diferente perante a utilização desse símbolo, pois além da quantidade, o que pode fazer sucesso em um espaço, não é bem-sucedido em outro.

Por exemplo, no Twitter, as pessoas costumam adicionar uma ou duas hashtags em seus posts. No Instagram e no TikTok, normalmente são usados 4 ou mais. No LinkedIn, Pinterest e Facebook, são utilizadas em média 3 a 5.

O uso adequado e coerente das hashtags pode fazer o seu negócio ganhar mais visibilidade dentro das mídias sociais e atrair mais pessoas realmente interessadas no seu conteúdo. Comece a usá-las de forma estratégica e verá resultados sólidos.

Quer entender mais sobre como funcionam os recursos das redes sociais? Então acompanhe o nosso Buticast e fique por dentro das novidades!