Você também já ouviu falar sobre o uso das automações e ficou confuso sobre a necessidade de utilizar ou não? Existem muitos profissionais que defendem essas ferramentas, já outros não acham adequado.

A verdade é que ambos estão certos. No marketing, há formas de automatizar que são vantajosas e outras prejudiciais ao seu planejamento e atuação. Por isso, é preciso entender melhor sobre o assunto e escolher as certas.

A seguir, você entenderá qual a diferença entre os tipos de automatizações e quais pode utilizar no seu negócio sem se preocupar com banimentos nas plataformas ou destruição da sua imagem. Veja!

O que é uma automação?

A automação serve para conferir agilidade e eficiência para as ações no negócio. O principal objetivo é transformar as tarefas feitas manualmente em algo sistematizado, feito em menos tempo.

Dessa forma, o período que seria gasto para realizar essas atividades ficam disponíveis para traçar outras estratégias que tragam bons resultados de crescimento.

O que é uma automação vantajosa?

Automatizar os processos pode trazer várias vantagens para sua empresa. Dependendo da forma como é utilizada, é possível:

Obter insights valiosos

As ferramentas para as redes sociais descobrem quais posts engajam mais, qual o melhor horário para fazer suas publicações, qual o perfil do seu público-alvo, dentre outras formas de mensuração. Tudo isso ajuda a criar um bom planejamento de atuação.

Publicar sem estar disponível

Sabemos que os pequenos empreendedores começam sozinhos, inclusive cuidando do próprio marketing. Para isso, a automação ajuda a programar os conteúdos semanais ou mensais, para serem publicados com frequência, sem perder a comunicação com a audiência.

Enviar mensagens automáticas

É claro que as pessoas não gostam de conversar com robôs, mas uma coisa é certa: elas querem praticidade e rapidez. Se você estruturar um processo com mensagens automáticas para retirar as principais dúvidas, isso ajudará muito nos seus atendimentos.

O que é uma automação prejudicial?

Diferente das estratégias citadas, uma automação prejudicial visa trazer resultados mais rápidos. Por outro lado, as mídias digitais estão cada vez mais sofisticadas e detectam ações robotizadas, como:

Comprar ou procurar freneticamente por seguidores

A compra de seguidores é um dos erros mais comuns da automação. Não bastasse isso, existem aplicativos que você oferece sua senha para seguirem perfis aleatórios de outras contas com objetivo de seguirem você de volta. No entanto, ambas as práticas são ilegais, podendo causar shadowban, e afetam drasticamente o seu engajamento.

Usar app para receber mais curtidas

Os mesmos sites utilizados para buscar por novos seguidores, oferecem serviços para receber mais curtidas nos conteúdos. É comum que os usuários que curtam não conheçam sua empresa e nem estejam interessadas nas suas ofertas, o que significa que esses likes não trarão vendas.

 

Entendeu a diferença entra a automação vantajosa e a prejudicial? O investimento em programas que ajudam nos seus processos de marketing é essencial para garantir os resultados desejados pela empresa. No entanto, tome cuidado com ações que podem dar efeitos contrários.

Agora que sabe melhor sobre o assunto, conheça o que é o shadowban e como se livrar do banimento no Instagram.

EU VOU CONTAR O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO DE ERRADO NAS SUAS REDES SOCIAIS | Juliana Serafim