O Instagram Ads, assim como o Facebook, é uma das ferramentas mais usadas como estratégia a curto prazo no Marketing Digital, pois traz visibilidade, reconhecimento de marca e o melhor, muitas conversões.
No entanto, sempre surgem dúvidas em como criar um anúncio no Instagram. O fato é que não basta apenas definir as configurações com base no que você pensa que dará certo, pois desse modo o investimento não valerá a pena.
Mas se você deseja obter retornos significativos com essa opção de publicidade paga, ensinaremos como anunciar de maneira eficiente no Instagram Ads, além de perceber as vantagens desse tipo de mídia ao longo do artigo. Preparado? Vamos lá!
Descubra como anunciar com o Gerenciador de Anúncios
Para quem já anunciou no Facebook, esse método não tem segredos, pois muda apenas na etapa de posicionamento. Entretanto, para quem está iniciando nessa jornada, não se preocupe, vamos ensinar o passo a passo. Veja!
Sincronize sua conta no Instagram à do Facebook
Antes de qualquer coisa, é necessário que ambas as contas estejam vinculadas. Para isso, acesse sua página no Instagram, vá em Configurações, em seguida, clique em Conta, desça até o final e toque em Mudar para Conta Comercial e, por fim, siga as instruções.
Abra o Gerenciador de Anúncios
Nessa etapa, abra a ferramenta para definir os ajustes e direcionamentos. É aqui que toda a campanha será criada e gerenciada, podendo ser feitas mudanças ao longo de toda sua veiculação.
Não se esqueça de definir uma forma de pagamento para que os anúncios sejam cobrados conforme sua disponibilidade. Antes de dar início, vá em Cobrança, no ícone embaixo de Home, e Configurações de pagamento. Na sequência, escolha se quer pagar por:
- Boleto bancário: um saldo pré-pago é adicionado em sua conta na plataforma.
- Cartão de crédito: é descontado o valor definido inteiro do cartão uma única vez.
Campanha
O primeiro passo é definir o tipo de campanha, ou seja, o objetivo. Atualmente, existem três (reconhecimento, consideração e conversão), que são subdivididos em 11 opções, conforme a sua meta.
Dizer qual é a melhor é uma tarefa difícil, pois cada uma funciona diferente e depende exclusivamente da sua estratégia, necessidade e do que quer alcançar ao final. Portanto, os resultados podem ser promissores se essa etapa for escolhida corretamente.
Defina a audiência e o seu investimento
Após definir o objetivo, é necessário determinar quem é o público a ser atingindo pelo anúncio por meio de variáveis básicas como localização, gênero, idade, idioma, comportamento e interesses.
Além disso, não se esqueça de registrar quanto quer investir nessa estratégia. Para quem está começando, é possível pagar R$10 por dia por pelo menos 7 dias. Após esse período, você pode escalar com valores maiores à medida que houverem retornos significativos.
Posicionamento
Essa é a parte que você deve ficar atento para não ser cobrado indevidamente. Como o foco é anunciar no Instagram, selecione Posicionamentos manuais, clique apenas na opção Instagram e opte por veicular o anúncio apenas no Feed de notícias e/ ou Stories.
Teste de criativo e headline
Quando usamos o Facebook Ads, podemos trabalhar em duas áreas: o criativo e a headline. O primeiro é toda a parte de elementos visuais etc. Já o segundo faz parte do primeiro, mas diz respeito às chamadas pequenas, em poucos caracteres, que são diferentes do texto.
Nesse caso, teste fazendo imagens diferentes e atraentes com o mesmo objetivo. Além disso, não explique as headlines demais, apenas gere curiosidade para o cliente se sentir interessado na oferta.
Saiba anunciar diretamente pelo aplicativo do Instagram
Se preferir, também é viável lançar suas campanhas dentro da plataforma, com configurações mais simples do que o método anterior. Para isso, basta ter um perfil comercial e fazer alguns ajustes. Confira!
Destino
Como o nome sugere, aqui, você direcionará as pessoas do anúncio para:
- seu perfil;
- site;
- fachada.
Público e Orçamento
A composição dessa etapa é similar ao Gerenciador de Anúncios, no entanto, você pode deixar o Instagram criar sua segmentação automaticamente ou usar informações de outras campanhas ou com base em uma persona.
O orçamento também é semelhante, podendo ser até R$ 1.000 diário e com duração de 1 a 30 dias. O ideal é separar um valor interessante, mesmo que não seja alto inicialmente, para saber se o formato impacta o público e fazer adaptações aumentando a verba conforme o retorno.
Analisar
Por fim, basta analisar se tudo está de acordo. Para inserir a forma de pagamento, é disponibilizado duas opções: os dados de um cartão de crédito registrado no Facebook ou ir no perfil do Instagram, Configuração, Empresa e Pagamentos da promoção.
Entenda qual a melhor forma de anunciar
Apesar de fazer publicidade diretamente dentro da plataforma parece ser mais fácil e igual à primeira opção, não é recomendado utilizar para criar suas campanhas. Isso porque as informações escolhidas não criam uma base realmente segmentada de pessoas, que estejam propensas a converter.
O mais indicado é usar o Gerenciador de Anúncios por ser mais profissional e, portanto, com diversas funcionalidades que definem quem o seu negócio realmente quer atingir. Assim, as chances de retorno são maiores, e isso sem contar a possibilidade de mensuração, por oferecer mais dados estatísticos.
Com todas essas dicas você já sabe como anunciar no Instagram corretamente. Lembrando que com o tempo, a prática levará à perfeição, otimizando cada vez mais os recursos disponíveis e obtendo mais crescimento.
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