Apesar de o Instagram ter ampliado as opções de links clicáveis, quem usa a mídia para converter usuários em clientes, levando o tráfego para outras páginas na internet, sabe a falta que faz esse recurso no feed de publicações, para incentivar o clique.


Contudo, há um jeito bem simples de contornar essa dificuldade e tornar as URLs mais atrativas, mesmo não sendo clicáveis na legenda. A solução é encurtar link para o Instagram, que traz muitos benefícios para quem aderi. Por isso, se você quer aprender a fazer isso, continue lendo este artigo!


O que é encurtar o link?


Um link é o endereço que você hospeda seu site ou leva para alguma página na internet. Infelizmente, nem sempre uma URL é fácil de decorar, por ser muito extensa ou ter muito caracteres especiais. Por isso, encurtá-lo é uma alternativa para recorrer nesses casos.


Quais os benefícios de encurtar links?


Para explicar melhor para você, vamos começar com um exemplo prático. Se a Butiá Digital compartilhasse na legenda do Instagram os seguintes links:


https://butia.com.br/automacao-vantajosa-x-automacao-prejudicial-entenda-a-diferenca-entre-as-duas/


https://bityli.com/automação


Qual deles seria mais provável de você acessar digitando manualmente em seu navegador? Provavelmente, a segunda opção, não é mesmo?


Com isso, podemos destacar algumas vantagens que indicam os motivos de encurtar links no Instagram, como:


● Fica mais simples de o usuário decorar e digitar por conta no mecanismo de busca;
● É mais fácil de memorizar e compartilhar com outras pessoas que também precisam da URL;
● O assunto da página é compreendido com mais facilidade, o que estimula o clique;
● Passa mais confiança do que um link muito longo, com palavras não identificadas e cheio de números aleatórios;
● Deixa o visual mais limpo, sem intimidar os usuários pela extensão;
● Permite ocultar alguma informação, como um título com spoiler do que o leitor verá;
● Personaliza o link com termos que fazem sentido ou com uma chamada para ação, e não uma sequência aleatória de símbolos.

Além de todos essas razões, não podemos esquecer da possibilidade de mensurar os dados de uma URL, a depender da ferramenta escolhida. Isso ajuda a rastrear o número geral de cliques, o engajamento gerado, de onde os usuários vieram, entre outras opções.


Onde usar um link encurtado?


O Instagram limita muito o uso de links. Há poucos espaços para adicioná-los, mas isso não impede que você aproveite o recurso. Alguns lugares possíveis de serem aplicados são:


● no texto de uma imagem ou vídeo, ou seja, na legenda;
● na bio do seu perfil do Instagram;
● nos stories, agora que o “arrasta para cima” foi substituído por um link inserido no conteúdo;
● no IGVT;
● em anúncios.


Quais encurtadores de links usar?


Atualmente, existem muitos sites para personalizar sua URL. Abaixo, você confere três exemplos com versões gratuitas para aproveitar.


Bit.ly


É um dos mais populares. Embora tenha um plano pago, seu serviço gratuito é amplo e oferece opções suficientes para os usuários, como criar até 500 links personalizados, rastreá-los e obter dados demográficos sobre os visitantes.


Encurtador


Essa é outra ferramenta simples para quem procura o básico. Na sua versão grátis, estão disponíveis o encurtamento de links com monitoramento dos acessos, mas é limitado e não conta com personalização.


Cutt.ly


Esse site não é muito diferente dos outros indicados até aqui, mas o seu diferencial é oferecer a geração de QR Code com os links encurtados. É possível criar até três domínios de marca, não há limites e é possível monitorar as métricas nos últimos 30 dias.


De fato, encurtar link para o Instagram é uma boa estratégia para divulgar o que pretende, seja seu website, página de vendas ou qualquer outra. Agora que sabe como fazer isso, não perca mais tempo e comece a aplicar no seu perfil.