Sabemos que o Instagram oferece diversas oportunidades e formatos aos criadores de conteúdo. Uma dessas ferramentas para entregar valor a sua audiência é através dos stories.

Se usado com inteligência, essa pode ser uma grande chance de aumentar o engajamento, encantar e se aproximar do público, além de aparecer para uma parcela maior dos seguidores. Isso porque mais da metade das pessoas conectadas na rede assistem diariamente às histórias de amigos e marcas.

Para usar mais esse meio de comunicação no seu negócio, é recomendado planejar. Por isso, ensinarei neste artigo a fazer um roteiro para os stories do Instagram de uma forma prática. Confira a seguir todas as dicas!

Saiba como fazer roteiro para os stories

Encontre os melhores horários

Primeiramente, analise e defina os horários mais estratégicos. Em seguida, separe os que possuem mais visualizações para os conteúdos mais importantes, como avisos ou direcionamento para o blog.

Defina os assuntos mais importantes do dia

Como empreendedor, você possui recados, ofertas, divulgação de conteúdos para outros canais e outros assuntos relevantes para serem tratados no dia seguinte junto a sua audiência. Anote-os para fazer parte do roteiro daquele dia.

Pense em outros assuntos interessantes para os seguidores

Existem outros assuntos que sua audiência pode se interessar, mas que não possuem relação direta com o seu negócio. Por exemplo, um personal trainer pode postar uma foto das principais refeições ao longo do dia, com objetivo de se aproximar das pessoas de uma maneira diferente.

Deixe um espaço para outros acontecimentos

O dia a dia empresarial pode ser cheio de novidades que nem mesmo o criador de conteúdo pode prever. Por isso, reserve espaços longos entre as publicações de conteúdos para possíveis acontecimentos, evitando o uso excessivo do recurso.

Exemplificando: veja como seria um roteiro para os stories

Para entender melhor como fazer o seu roteiro, vamos a um exemplo prático. A seguir, separei um roteiro para uma loja física e virtual de roupas femininas:

 

Horário

Roteiro

8h

Boomerang de bom dia com um look da loja

10h

2 ou 3 enquetes sobre o próximo conteúdo publicado.

11h

Uma caixinha de pergunta

13h

3 ou 4 stories dando uma dica relevante com relação ao próximo conteúdo

15h

Stories dos bastidores das novidades e entrega de pedidos

17h

Repost das clientes usando as roupas ou recebendo os produtos em casa

18 às 19h

Respondendo à caixinha de pergunta

20h

Batalha de looks com enquetes

22h

Boomerang de boa noite

Aprenda 3 dicas para montar o seu roteiro

1. Poste pelo menos 10 stories por dia

Parece um número exagerado, mas 10 stories por dia correspondem a 2 minutos e 30 segundos do seu dia. Essa frequência ajuda no engajamento e na entrega do seu conteúdo para grande parte dos seguidores.

2. Cuidado com os assuntos aleatórios

Se o seu perfil vende roupas femininas, não é adequado postar a foto do seu prato no almoço, por exemplo. As pessoas que seguem sua página estão ali para saber de novidades e conteúdos do setor da moda, e não sobre sua alimentação.

 

3. Intercale vídeos e imagens

Ninguém gosta de ver stories monótonos. Se você só publica fotos, as pessoas passarão a pular seus posts. Por isso, publique fotos com gifs, textos, adesivos e muito mais, além dos vídeos, sempre alternando entre esses formatos para chamar a atenção.

Com todas essas dicas, você está preparado para fazer um roteiro para os stories do Instagram. Lembre-se de adequar tudo o que aprendeu para sua área de atuação e sempre analise as estratégias que estão dando certo e o que não.

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