Nos últimos tempos o TikTok deu um boom e reuniu diversos criadores de conteúdo em um único espaço. No entanto, essas pessoas precisam se preocupar também com o algoritmo da rede, afinal, é esse mecanismo que dita sobre o alcance das publicações.

Isso significa que, dependendo das estratégias usadas, esse robô pode ou não exibir seu post para um número pequeno ou expressivo de pessoas. E é por isso que entendê-lo é o melhor caminho para ter sucesso nesse canal.

Pensando nisso, preparamos este artigo explicando todos os detalhes de como funciona o algoritmo do TikTok, quais são suas desvantagens e, especialmente, o que fazer para usá-lo a seu favor. Ficou curioso? Então leia até o final e aprenda!

 

Funcionamento do algoritmo do TikTok

Muito parecido com o algoritmo do YouTube, um vídeo no TikTok pode continuar sendo exibido por semanas ou meses, a depender do seu desempenho.

Para que isso aconteça, o algoritmo analisa a forma como as pessoas interagem com o aplicativo, seguem contas e comentam em publicações. Tudo isso afeta as recomendações, portanto se você curte e comenta em vídeos de humor e segue perfis desse tipo, a plataforma identificará que esse conteúdo é relevante.

Além disso, outros fatores podem influenciar nessa escolha, como informações de vídeo (legendas, sons e hashtags) e as configurações do dispositivo (país, idioma e tipo). Apesar de receberem menor peso sobre os outros tipos de dados, ainda há um impacto na entrega.

No entanto, tudo se resume a engajamento. Dessa forma, se você vê um vídeo até o final em vez de pular para outro ainda na metade, isso é registrado como interesse. Em poucas palavras, as publicações são baseadas no conteúdo, não necessariamente no criador.

Desvantagens do algoritmo

Esse tipo de funcionamento parece ser um exemplo para outras mídias, como o Instagram, mas também tem o seu lado negativo, mesmo sendo um dos mais elogiados. Isso porque o mecanismo limita a experiência do usuário.

Isso significa que se você gosta de vídeos de dança pode receber somente vídeos de dança. Ou seja, deixa de exibir outros tipos de posts que são interessantes para o usuário se ele não se esforçar em ajustar o algoritmo em todas essas direções.

Dicas de como fazer seu perfil crescer

Apesar de o algoritmo ser assim, o TikTok está em ascensão desde o início de 2020 e promete ficar por mais algum tempo. Se você é um criador de conteúdo e quer encontrar o seu espaço por lá, precisa ler e colocar em prática nossas dicas abaixo.

Fique atento ao que está em alta

Em qualquer rede social, é necessário estar atento às tendências e o que está acontecendo naquele momento, e no TikTok isso não é diferente. Procure quais as músicas, dublagens, challenge etc que os usuários estão reproduzindo e faça também, para aumentar suas chances de conseguir alcance em massa.

Use hashtags populares

As hashtags são uma das estratégias mais usadas em quase todos os canais. Por isso, use os termos mais utilizados no momento e insira nos seus vídeos para torná-lo “encontrável”. Porém, tenha cuidado para segmentar para as pessoas certas.

Tenha frequência

O algoritmo dá preferência para os usuários ativos, que fomentam a rede com seus conteúdos. A nossa sugestão é ter consistência nas publicações para ter mais entrega e, por consequência, um crescimento exponencial.

Poste vídeos curtos

Como dissemos, se alguém vê um vídeo por completo é feito um registro de interesse. Dê preferência para conteúdos de 15 a 20 segundos bem caprichados para que as pessoas assistam até o final.

Coloque CTA

As interações é um dos fatores mais considerados. Portanto, nada melhor do que colocar chamadas para ação (CTA, sigla em inglês) no final do seu vídeo ou na legenda. Também vale prometer algo no início para surpreender ou fazer as pessoas rirem no final.

Conhecer como funciona o algoritmo do TikTok é muito importante para os criadores de conteúdo do momento que desejam se solidificar e alcançar as pessoas certas na plataforma. Como vimos, esse mecanismo se diferente de outros espaços, a exemplo do YouTube. Porém, as oportunidades são as mesmas, basta colocar em prática o que aprendeu até aqui.

Agora que você sabe que o engajamento é um aspecto primordial para a entrega de conteúdo, conheça algumas dicas de como engajar no TikTok.