Se você trabalha com marketing, com certeza já ouviu falar, nem que seja uma vez, que deve personalizar o conteúdo na web. Diferentemente das estratégias direcionadas para a massa, essas ações exigem mais esforço e dedicação, mas trazem resultados.

Mas afinal, por que o marketing personalizado é tão importante? Basicamente, ele entrega uma comunicação individualizada aos destinatários, por meio da coleta de dados sobre eles. O objetivo é fazer o usuário se sentir único e pensar que a marca se importa com ele.

Se você considera isso irrelevante para a divulgação dos seus serviços e produtos, precisa repensar sobre essa ideia. Para ajudá-lo a entender melhor o assunto, fizemos este artigo com os motivos para aplicar a personalização nas suas táticas. Confira!

As expectativas do cliente mudaram

Há algum tempo, a comunicação se tornou focada em valores. Nesse momento, as pessoas deixaram de ser tratadas como simples consumidoras dos produtos ou serviços e passaram a ser vistas pelas empresas como seres humanos, com mente e emoção.

Agora, houve uma nova mudança. Essa visão é incorporada na transformação digital. Ou seja, as pessoas continuam com esse comportamento na internet e querem se sentir valorizadas nas ações feitas nesse ambiente.

Nesse cenário de buscas, o consumidor espera ter experiências diferentes e personalizadas, evitando as marcas que se limitam a mensagens padronizadas. Inclusive, a maioria está disposta a compartilhar suas informações com os negócios que as usam para oferecer experiências mais fáceis e baratas.

A internet influenciou as experiências

Com a chegada do Google e até mesmo das redes sociais, muitas empresas criaram páginas para dialogar com seu público diariamente. Nesse sentido, houve um crescente número de sites e perfis sendo criados por negócios no mesmo nicho, competindo entre si.

Nessa corrida, a personalização se tornou uma estratégia poderosa para aproximar os usuários, estabelecendo um bom relacionamento, de modo que não procurem os concorrentes por confiarem na marca.

É por isso que agora as experiências são adaptadas conforme as preferências e interesses de cada indivíduo, o que tonar a navegação mais leve e intuitiva, assim como o consumo mais tentador.

O Google se tornou ferramenta fundamental

O Google tem uma grande credibilidade com os usuários na internet, que de tanto confiarem nos resultados do motor de busca, evitam digitar domínios completos no navegador. Isso significa que as primeiras posições nas SERPs conseguem mais cliques.

Para conquistar esse posicionamento, além de aplicar boas técnicas de SEO, é preciso superar as expectativas do seu leitor. E isso só pode ser feito através de soluções e um conteúdo altamente personalizado, que o aproximam da empresa e faz com que permaneçam mais tempo nas páginas.

Como pôde ver, você deve personalizar o conteúdo na web para ter um aumento na receita, no engajamento e na fidelização dos clientes. É claro que isso exige um boa análise e um planejamento bem feito, por isso, procure saber mais sobre o assunto. Que tal aprender na prática como aplicar a estratégia de personalização no seu marketing?

Confira a aula exclusiva para conhecer dicas e muitas informações para personalizar suas táticas.