Desde 2010, as hashtags se tornaram populares e são cada vez mais usadas em todas as mídias sociais. O motivo é claro, elas facilitam a pesquisa de determinado tema e, portanto, são muito usadas por todos os internautas.

De olho nessa oportunidade, o Facebook habilitou as hashtags em 2013, com o objetivo de ajudar as pessoas a descobrir, de forma mais fácil, que outros indivíduos dizem sobre um assunto. No entanto, o seu uso não se popularizou até hoje e muitas marcas não entendem se devem ou não usar hashtags no Facebook.

Pensando nisso, preparamos um texto com as perspectivas de ganhos ou perdas da sua utilização, para entender de uma vez por todas se você deve ou não aplicá-las. Quer saber mais? Confira na sequência alguns pontos para considerar e descubra!

No Facebook as pessoas não costumam procurar conteúdos por hashtags

Ao contrário do que ocorre em outras redes sociais, como o LinkedIn, Instagram e Twitter, as pessoas não estão habituadas em procurar por conteúdos relevantes através das hashtags, portanto, não traz nenhum aumento no alcance para os seus resultados.

Esse comportamento pode ser observado até mesmo baseado em você ou nas pessoas ao seu redor. Quantas vezes procurou por informações por meio desse método? Ou quantas pessoas você conhece quem o usam? A resposta é bem clara e direta.

Hashtags no conteúdo podem ser pontos de fuga

Por mais que as pessoas não busquem por materiais através das hashtags, quando elas vejam algum termo em destaque em uma publicação é normal do ser humano sentir curiosidade para saber mais. A partir do clique, dificilmente o usuário retornará ao seu post para engajar de alguma forma, como curtir, comentar, compartilhar ou fazer outro ato que o converta.

Isso pode ser ainda mais prejudicial para seus resultados se as hashtags forem usadas em uma campanha paga. Por exemplo, se você cria um anúncio em vídeo com a configuração de cobrança por visualizações e uma pessoa o assiste, mas sai do conteúdo para entrar em um hiperlink, não haverá nenhuma ação posteriormente, nem sequer de compra, pois isso dispersa a atenção.

Não há vantagem absolutamente alguma

Se você acredita que isso poderá aumentar sua visibilidade, por ser visto por indivíduos interessados no conteúdo em questão, está enganado. Esse tipo de estratégia não traz nenhum aumento sequer no retorno das suas ações orgânicas, como acontece no Instagram, em que as pesquisas são feitas diariamente e os usuários encontram seu perfil dessa maneira.

Nesse caso, não há sentido lógico em continuar usando, ainda mais se você perde tempo em pesquisar de forma inteligente para atingir mais pessoas conforme o assunto e mercado. Procure por outras táticas para obter mais tráfego para sua página.

Enfim, usar hashtags no Facebook não é uma maneira eficiente de potencializar seu planejamento. A recomendação é que pare de utilizar esse recurso em suas publicações quanto antes, pois pode se tornar prejudicial, a depender do seu público.

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